Quem tem visto canadense pode entrar nos Estados Unidos?

Canadá e Estados Unidos compartilham a maior fronteira do mundo — e, para quem está em um desses países, “dar um pulo” no vizinho é sempre uma excelente ideia. Já mostramos aqui como a regra funciona para quem pretende entrar no Canadá com visto americano, mas… e o contrário? Quem tem visto canadense pode entrar nos Estados Unidos?

Confira abaixo se essa possibilidade existe ou não.

Quem tem o visto canadense pode entrar nos Estados Unidos?

Não, o visto canadense por si só não permite que cidadãos brasileiros entrem nos EUA. E isso vale para qualquer visto emitido pela Imigração Canadense (seja de turismo, estudo, trabalho, etc.)

Para visitar uma cidade dos Estados Unidos durante sua viagem ao Canadá, é necessário que você também tire o visto americano.

Entre em contato com um profissional da Celestino para ter a melhor orientação sobre qual o tipo de visto mais indicado à sua situação.

Existe alguma exceção para entrar nos EUA sem visto americano?

Há sim a possibilidade de entrar nos nos Estados Unidos sem visto do país (seja vindo do Canadá ou de outro lugar), mesmo sem ser um residente americano.

Para isso, porém, é preciso emitir o ESTA (Electronic System for Travel Authorization), uma opção restrita apenas a portadores de alguns passaportes (e que não inclui o documento brasileiro).

Essa autorização temporária só é válida para quem tiver, além da nacionalidade brasileira, também o passaporte de um dos 38 países beneficiados pelo programa. Veja aqui quais os passaportes que podem dar entrada para os EUA sem visto.

Mas e se eu fizer apenas uma escala nos EUA? Preciso de visto?

Sim. Caso sua viagem ao Canadá inclua uma escala aérea nos Estados Unidos, mesmo que breve, é necessário tirar o visto de trânsito americano.

O fato de já ter tirado o visto canadense não dará automaticamente a permissão para fazer uma escala nos EUA. A passagem por um aeroporto americano exige sempre uma documentação própria.

E importante: o visto de trânsito americano é aplicável apenas se você fizer uma breve escala no território do país e não tiver previsão de retornar para lá durante a sua viagem.

Caso permaneça por um período mais longo que uma breve escala, é necessário aplicar outro tipo de visto junto a uma embaixada ou consulado dos EUA.

E para cruzeiros? Quem tiver visto canadense pode entrar nos Estados Unidos?

Não, cruzeiros não são uma exceção. Quem tem apenas o visto canadense não pode entrar nos Estados Unidos mesmo se o documento for tirado com base em um cruzeiro que inclua parada nos dois países.

Para desembarcar em qualquer cidade americana será necessário tirar um visto específico para os EUA.

Já para entrar no Canadá por via marítima é necessário ter o visto para o país estampado no passaporte. Portanto, é fundamental tirar o visto canadense antes de embarcar em um cruzeiro que passe por lá.

O eTA do Canadá permite entrada nos EUA?

Uma confusão comum sobre esse tema ocorre por conta do eTA (Eletronic Travel Authorization), um documento que permite a viajantes que entrem no Canadá com uma aplicação mais simples do que tirar um visto do país.

Quem tem visto americano geralmente pode tirar o eTA para entrar no Canadá de forma mais fácil (embora alguns requisitos sejam necessários para cidadãos brasileiros, como a obrigatoriedade de que a chegada em solo canadense ocorra por via aérea).

No entanto, vale frisar: o contrário não acontece. O eTA canadense não substitui o visto americano e não permite que você entre nos Estados Unidos sem o restante da documentação necessária.

E outro detalhe importante: há rumores de que o turista que entrar no Canadá com eTA, por via aérea, pode sair do país por via marítima (desde que não retorne). Vale ressaltar, porém, que o Consulado do Canadá no Brasil não defende essa informação e recomenda o visto estampado em qualquer entrada ou saída marítima.

Saiba tudo sobre as regras do eTA Canadá.

Quer conhecer os EUA e o Canadá em uma só viagem?

Provavelmente será necessário tirar uma documentação específica para cada país, mas não se preocupe.

Com o auxílio da equipe Celestino você terá todo o suporte necessário para tirar os dois vistos e não precisar ter outras preocupações além de aproveitar bem a viagem.

Entre em contato agora com a CELESTINO e comece a se planejar!

Texto: Diego Freire, com edição de Julio Simões

×

Olá,
Fale com a gente pelo Whatsapp
clicando abaixo, ou através do e-mail
celestino@celestinodesp.com.br

× Como podemos ajudar?