Working Holiday Visa da Nova Zelândia: um visto para viajar e trabalhar

Você já ouviu falar sobre o Working Holiday Visa da Nova Zelândia?

Famosa por suas belas paisagens e estilo de vida, a Nova Zelândia é um destino cada vez mais procurado por brasileiros para intercâmbio. O que pouca gente sabe, porém, é que existe um visto pouco comentado que torna muito mais fácil e barato viajar e trabalhar no país pelo período de até um ano.

Confira abaixo como o Working Holiday Visa funciona e o que você precisa para aproveitá-lo.

Visto Nova Zelândia

 

O que é o Working Holiday Visa da Nova Zelândia?

O Working Holiday Visa, como o próprio nome diz em inglês, é um visto ideal para quem pretende viajar à Nova Zelândia e também trabalhar durante o período — assim juntando dinheiro para poder viajar mais!

Diversos países do mundo possuem programas de Working Holiday Visa, mas poucos deles liberam vistos para o passaporte brasileiro. A Nova Zelândia, felizmente, é um desses países.

 

Como funciona o Working Holiday Visa?

O Working Holiday Visa permite que um brasileiro trabalhe por até um ano na Nova Zelândia para qualquer empregador e com qualquer carga horária, desde que esse contrato de trabalho não passe de três meses.

Isso acontece porque o objetivo do visto não é que o viajante tenha um emprego fixo, mas sim que ele trabalhe temporariamente em diversos lugares para juntar dinheiro e poder viajar mais pelo país, muitas vezes trocando de cidade depois de cada emprego.

Por ser um tipo de visto muito popular, há grande oferta de trabalhos temporários na Nova Zelândia, com contratos que duram até três meses e se adequam ao esquema do Working Holiday Visa. Esses empregos incluem diversos tipos de estabelecimentos, como restaurantes, hostels e lojas… entre muitos outros.

Assim, você pode aproveitar diversas experiências diferentes de emprego enquanto viaja por esse belo país.

 

Posso estudar pelo Working Holiday Visa?

Sim. O Working Holiday Visa permite que você estude na Nova Zelândia por até seis meses acumulados. Esses cursos podem ser tanto de inglês quanto de outras áreas, desde que sejam oferecidos por instituições reconhecidas pela Imigração Neozelandesa.

Caso o desejo seja de estudar por mais de seis meses, é necessário fazer a aplicação para um visto de estudante.

E, claro, todos os cursos realizados durante o período devem ser pagos à parte, não existindo qualquer vinculação deles com o visto em si.

 

Veja também:

Quanto tempo dura o Working Holiday Visa?

O visto dura doze meses (um ano). Para continuar na Nova Zelândia após esse período, é necessário aplicar outro visto, como, por exemplo:

  • Work Visa (Visto de Trabalho) se tiver conseguido um emprego fixo no país;
  • Student Visa (Visto de Estudante), se quiser permanecer estudando;
  • Visitor Visa (Visto de Turista), se desejar ter mais tempo para apenas viajar, sem trabalhar.

Qual a vantagem do Working Holiday Visa da Nova Zelândia?

A grande vantagem do Working Holiday Visa é que ele une elementos dos vistos de trabalho, estudo e turismo.

Você pode trabalhar no país sem ter tido uma oferta de emprego prévia — basta procurar depois de chegar à Nova Zelândia, enquanto o visto de trabalho obriga que alguma empresa de lá te contrate antes da aplicação.

Você também não precisa pagar por um curso antes de viajar, como é obrigatório fazer para tirar um visto de estudante. E, ao contrário do visto de estudo que limita as horas de trabalho semanais, o Working Holiday Visa te dá mais flexibilidade para trabalhar, embora seja necessário trocar de emprego a cada três meses.

Também há vantagens em relação ao visto de turismo, que não permite trabalho e estudo no país. Por outro lado, o Working Holiday Visa te dá um ano para conhecer a Nova Zelândia com a possibilidade de juntar dinheiro com empregos temporários e fazer pequenos cursos durante a estadia.

Quantas vagas há para brasileiros?

Essa é uma notícia não muito boa. A Nova Zelândia disponibiliza geralmente apenas 300 vagas anuais de Working Holiday Visa para o passaporte brasileiro.

Como faço para tirar o Working Holiday Visa da Nova Zelândia?

A aplicação é online e não fica aberta durante todo o ano.

Com alguma antecedência, a Imigração da Nova Zelândia divulga a data que abrirá o Working Holiday Visa para cada país (em 2022, por exemplo, o visto para brasileiros abriu no dia 22 de outubro).

Quando chega essa data,  aplicação fica disponível no site — sendo necessário preencher um formulário e pagar uma taxa em dólares neozelandeses para reservar o seu lugar.

Após essa etapa, a Imigração da Nova Zelândia ainda deve pedir alguns outros procedimentos até conceder o visto, como a realização de um exame médico em alguma clínica credenciada no Brasil.

 

Veja também:

 

Quanto tempo o Working Holiday Visa fica aberto?

Depois que os 300 primeiros preenchem a aplicação e realizam o pagamento da taxa, o formulário simplesmente fica indisponível no site da Imigração Neozelandesa e só volta a abrir se surgir alguma vaga remanescente (por conta de algum visto que não tenha sido aprovado).

É muito comum que o Working Holiday Visa da Nova Zelândia fique aberto por menos de uma hora antes de ficar indisponível, à medida em que o visto tem se tornado cada vez mais comum entre brasileiros. Por isso é importante conhecer bem os detalhes da aplicação.

Se você quer tirar o Working Holiday Visa, entre em contato agora com a CELESTINO para saber como podemos te assessorar.

 

Quais os critérios para tirar o visto?

Esse é outro ponto importante. Além de ter apenas 300 vagas por ano para brasileiros, esse visto tão vantajoso também possui certas exigências e não qualquer interessado que pode tirá-lo.

Alguns dos principais requisitos para tirar o Working Holiday Visa com o passaporte brasileiro são:

  • Ter entre 18 e 30 anos de idade na data em que solicitar o visto;
  • Possuir passaporte brasileiro válido;
  • Ter passagens de ida e volta para a Nova Zelândia ou poder comprovar recursos para pagá-las;
  • Comprovar quantia para custear estadia na Nova Zelândia (que pode variar, mas em 2022 era de NZ$4.200 para o período de um ano — um valor baixo por considerarem que o viajante poderá trabalhar para custear mais tempo no país);
  • Ter seguro médico para o período planejado da viagem;
  • Não ter tirado o Working Holiday Visa na Nova Zelândia anteriormente.

Entre alguns outros critérios, como não ter antecedentes criminais. Se tiver dúvidas, entre em contato agora com a Celestino.

 

Preciso ter inglês fluente para tirar o Working Holiday Visa?

Não. O visto não exige nenhum teste de idioma.

É possível viajar mesmo sem falar inglês, embora nesses casos seja recomendável contratar também um curso na Nova Zelândia para ter mais condições de viajar e trabalhar no país.

 

Posso levar a minha família ou cônjuge junto?

Sim, mas qualquer acompanhante precisa tirar outro visto, seja de trabalho, estudo, turismo ou outro.

O Working Holiday Visa se aplica apenas à pessoa que realizar a aplicação e preencher uma das 300 vagas brasileiras no ano.

 

Posso aplicar o visto com outro passaporte?

Sim, se você tiver passaporte de outro país aceito pelo programa Working Holiday Visa da Nova Zelândia, pode aplicá-lo fora do esquema brasileiro — mas as regras e prazos serão outros.

Para entender melhor a sua situação, entre em contato agora com um assessor da Celestino.

 

Texto: Diego Freire, com edição de Julio Simões

×

Olá,
Fale com a gente pelo Whatsapp
clicando abaixo, ou através do e-mail
celestino@celestinodesp.com.br

× Como podemos ajudar?