Quais países exigem visto para fazer intercâmbio?

Aprender um idioma, conhecer outra cultura e fazer muitos amigos… Estudar no exterior é uma experiência que marca para toda a vida, mas exige planejamento — a começar pela documentação necessária para estudar em cada país.

Neste artigo, vamos mostrar quais destinos exigem visto para fazer intercâmbio e te ajudar a escolher qual deles é o melhor para você.

Visto para fazer intercâmbio

Aqui vamos considerar como intercâmbio um período estudando em outro país, embora existam outras formas de imergir em diferentes culturas, como fazendo um programa voluntário ou trabalhando em um esquema au pair, entre outras possibilidades.

Para conhecer os vários estilos de intercâmbio que existem, entre em contato agora com um assessor especializado da Celestino.

Abaixo, mostraremos quais dos principais destinos de intercâmbio exigem (ou não) vistos de estudante para brasileiros.

Intercâmbio na África do Sul: precisa de visto?

Estudar inglês na África do Sul é uma ótima oportunidade, com preços mais acessíveis que outros destinos e a oportunidade de visitar um país de natureza deslumbrante e cultura riquíssima. Outra vantagem é que não é obrigatório tirar um visto se você quiser estudar por pouco tempo em uma escola sul-africana: cursos de até 90 dias são isentos e você pode se matricular viajando apenas com um passaporte válido e as devidas vacinas. Para cursos mais longos, é fundamental ter um visto de estudante.

Intercâmbio na Alemanha: precisa de visto?

Alemão é uma língua das mais difíceis e, para conquistar fluência, é altamente recomendável estudar na Alemanha. Brasileiros podem permanecer no país por até 90 dias e até mesmo realizar cursos no período, mas estadias mais longas exigem uma autorização de residência que deve ser requerida antes que esses três meses expirem.

Intercâmbio na Argentina: precisa de visto?

A rivalidade fica só no futebol e dificilmente um brasileiro que visitar a Argentina não vai amar o país. E já que está por lá, por que não aproveitar para estudar espanhol? Brasileiros podem entrar no país apenas com o RG e também não é necessário visto de estudante se o curso durar até 90 dias. Períodos mais longos podem exigir a aplicação de um visto apropriado.

Intercâmbio na Austrália: precisa de visto?

Sim, um brasileiro precisa de visto para entrar na Austrália e isso inclui intercâmbios, mas o tipo varia de acordo com o tempo de permanência. Cursos de até 12 semanas são possíveis com um visto de turista (mas sem a possibilidade de trabalhar durante o estudo), enquanto períodos maiores exigem o visto de estudante.

Precisa de visto para estudar no Canadá?

Intercâmbio no Canadá: precisa de visto?

Sim! Brasileiros precisam de visto para entrar no Canadá mesmo a turismo e não importa o período de estadia. Portanto, qualquer curso realizado no país (seja curto, médio ou até mesmo universitário) necessita da aplicação prévia de um visto tirado no Brasil.

Intercâmbio no Chile: precisa de visto?

Assim como a Argentina, o Chile também faz parte do Mercosul e permite entrada de brasileiros em seu território apenas com um RG. Estudar espanhol no país também é possível sem visto se a duração do curso for de até 90 dias. Para estadias mais longas, pode ser necessária a aplicação de um visto. Entre em contato agora com um assessor especializado da Celestino para entender a sua situação.

Intercâmbio na Espanha: precisa de visto?

Brasileiros podem estudar na Espanha por até 90 dias sem visto, uma ótima oportunidade para visitar e realizar cursos rápidos em cidades belíssimas como Barcelona, Madrid, Sevilla e Valencia!

Intercâmbio na Estados Unidos: precisa de visto?

O visto americano é exigido para qualquer brasileiro que deseja entrar no país, inclusive se o objetivo for realizar um programa de intercâmbio. Saiba tudo sobre as opções de visto para os Estados Unidos e evite riscos na aplicação, entrando em contato com um profissional especializado da Celestino.

Intercâmbio na França: precisa de visto?

Mais uma ótima oportunidade na Europa: estudar na França por até 90 dias não exige visto! Já para períodos mais longos, o brasileiro que pretende ficar no país estudando francês deve aplicar para o visto apropriado.

Intercâmbio na Guatemala: precisa de visto?

Quer estudar espanhol em um lugar diferente e encantador? Pesquise mais sobre a Guatemala, que tem se tornado um destino cada vez mais popular para brasileiros. E uma das grandes vantagens desse destino é o fato de que um visto de estudante não é necessário se você quiser fazer um curso de até 90 dias. Também não é obrigatório tomar nenhuma vacina, mas algumas são recomendadas.

Intercâmbio na Inglaterra: precisa de visto?

Não apenas na Inglaterra, mas em todo o Reino Unido (que também inclui Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) um brasileiro pode realizar cursos por até 180 dias sem necessidade de visto de estudante. Já cursos mais longos que seis meses exigem a aplicação de uma documentação específica.

Intercâmbio na Irlanda: precisa de visto?

É possível entrar na Irlanda e permanecer por até 90 dias no país sem visto, inclusive estudando inglês em algumas das famosas escolas de Dublin, Galway ou outra cidade. Já dentro do país e querendo prorrogar o prazo de estudos, é necessário realizar uma aplicação junto ao GNIB (Garda National Immigration Bureau).  Entre em contato agora com um assessor especializado da Celestino para saber melhor como esse processo funciona.

Intercâmbio na Itália: precisa de visto?

A Itália é outro país da União Europeia que permite a entrada de brasileiros por até 90 dias sem visto. E, nesse período, é permitido estudar italiano ou realizar outro curso no país sem qualquer documentação extra — apenas estadias mais longas demandam uma aplicação própria.

Visto de estudante para Malta

Intercâmbio em Malta: precisa de visto?

Um país muito pequeno, mas belíssimo, carregado de história e que fala inglês! Malta tem ganhado cada vez mais popularidade como destino de intercâmbio para brasileiros e uma de suas vantagens é não exigir vistos para cursos de até 90 dias.

Intercâmbio no México: precisa de visto?

Desde 2022 o México exige vistos para a entrada de brasileiros no país, independentemente do objetivo da viagem. Se o objetivo for estudar no país por mais de seis meses, é preciso um visto de longa permanência, que deve ser tirado presencialmente no Brasil.

Intercâmbio na Nova Zelândia: precisa de visto?

A Nova Zelândia permite a permanência de brasileiros no país por até 90 dias sem um visto — e é possível estudar nesse período, mas sem autorização para trabalho. Já qualquer permanência mais longa exige a aplicação de um visto de estudante relacionado ao curso desejado.

Intercâmbio em Portugal: precisa de visto?

Assim como outros países europeus, Portugal permite a entrada de brasileiros no país por até 90 dias sem visto e é possível realizar cursos rápidos no período. Porém, geralmente o interesse do intercambista que escolhe Portugal é por um curso mais longo, muitas vezes universitário. Nesses casos são necessários vistos que podem variar conforme o tempo de estadia. Fale agora com a Celestino e conheça as opções.

Quer fazer um intercâmbio? Prepare a documentação conosco!

O artigo acima serve apenas para algumas noções iniciais, mas caso já esteja planejando o seu intercâmbio a melhor escolha é procurar a assistência de um profissional da Celestino para acompanhar o processo de documentação e aplicação dos vistos necessários, entre outros detalhes.

Texto: Diego Freire, com edição de Julio Simões

×

Olá,
Fale com a gente pelo Whatsapp
clicando abaixo, ou através do e-mail
celestino@celestinodesp.com.br

× Como podemos ajudar?