Japão: Os tipos de vistos para visitar, estudar ou trabalhar no país

Apesar da distância, os laços entre Brasil e Japão são muito fortes: somos o país que mais possui japoneses fora da terra natal e uma admiração mútua  foi construída entre as duas culturas ao longo dos séculos. 

APLIQUE VISTOS PARA O JAPÃO COM A CELESTINO

Essa relação explica o grande número de brasileiros que se interessa em conhecer a Terra do Sol Nascente — incluindo muitos descendentes nipônicos que pretendem trabalhar ou visitar o país oriental, mas também diversos turistas, estudantes da língua japonesa e até mesmo empregados de multinacionais. 

Todos esses grupos, e tantos outros, buscam uma informação em comum quando começam a pesquisar sua viagem: que tipos de vistos posso tirar para conhecer o Japão?

A CELESTINO, a maior especialista em documentação de viagens do Brasil, tem longa experiência na emissão de vistos para o Japão e vai responder essa pergunta neste artigo. Confira!

O Japão exige visto para brasileiros?

Sim, todo brasileiro que pretende visitar o Japão, mesmo em uma escala rápida de viagem, deve emitir um visto com antecedência.

Quais os principais tipos de vistos para o Japão?

Todos os vistos japoneses devem ser aplicados com antecedência, antes da viagem ao país. Confira um resumo dos tipos de vistos temporários mais procurados por brasileiros que pretendem visitar o Japão:

  • Visto de Trânsito: deve ser tirado por turistas que realizam breves escalas no Japão durante viagens para outros países. Isso pode incluir passeios em cruzeiros ou eventuais paradas em aeroportos.

    Veja aqui os documentos necessários.
  • Vistos de Turismo e Negócios: o Japão oferece algumas opções de vistos para quem pretende visitar o país por no máximo 90 dias, para fins turísticos ou negócios breves, como eventos corporativos e palestras.  

    Há opções que variam conforme a quantidade de entradas que o viajante pretende fazer no país (os vistos podem ser apenas para uma entrada, dupla entrada ou múltiplas entradas — permitindo que o turista entre e saia do Japão mais de duas vezes durante o período). 

    Veja aqui os documentos necessários.
  • Visto de Estudante: esse visto permite que se estude por até dois anos em uma escola de idiomas ou por mais tempo caso a matrícula seja em uma universidade japonesa.

    Uma atração do visto de estudante japonês é a possibilidade de trabalhar meio período (até 28 horas semanais).

    Veja aqui os documentos necessários.
  • Vistos para Descendentes:são categorias especiais de vistos para brasileiros descendentes de japoneses, que permitem trabalhar no país. As possibilidades variam conforme o grau de parentesco e a proficiência na língua japonesa.

    Veja aqui os documentos necessários.
  • Visto de Trabalho: podem ser emitidos para profissionais brasileiros que receberem uma oferta de trabalho em empresas sediadas no Japão, permitindo também que o viajante estude no país se desejar. 

    Veja aqui os documentos necessários.

Qual o processo para tirar um visto para o Japão?

Os documentos para qualquer visto japonês devem ser enviados fisicamente para uma representação diplomática do país no Brasil, incluindo consulados ou a Embaixada do Japão em Brasília.

Para quem residir em local distante de representações diplomáticas do Japão, a solicitação deve ser realizada por meio do Centro de Visto Japonês (CJV), que organiza o trâmite pelos Correios.

Os documentos necessários variam de visto para visto e, mesmo após o primeiro envio, é possível que sejam requisitadas mais informações.

Tranquilidade para solicitar vistos japoneses

Para aplicar qualquer tipo de visto para o Japão, seja a trabalho, estudo, turismo ou qualquer outro,o caminho mais indicado é contar com assessoria especializada.

A CELESTINO conta com uma experiente equipe de assessores especializada na aplicação de vistos para o Japão. Entre em contato agora e tenha ajuda profissional em cada etapa.

Texto: Diego Freire, com edição de Julio Simões

×

Olá,
Fale com a gente pelo Whatsapp
clicando abaixo, ou através do e-mail
celestino@celestinodesp.com.br

× Como podemos ajudar?