Brasileiros interessados em morar na Europa poderão usufruir de um novo tipo de visto para busca de trabalho em Portugal.
A proposta, anunciada recentemente pelo governo português, busca combater a escassez de mão de obra em vários setores da economia local.
A medida ainda precisa ser aprovada pelo Parlamento, mas é provável que avance sem dificuldades, já que a maioria dos políticos é favorável à ideia.
Neste texto, apresentamos os detalhes do novo visto para busca de trabalho em Portugal e o que deve mudar para os brasileiros. Confira:
Quando aprovado, o novo visto para busca de trabalho em Portugal permitirá a permanência do imigrante no país por até 180 dias (120 dias prorrogável a mais 60 dias).
Com isso, o estrangeiro de qualquer nacionalidade terá até seis meses para procurar emprego presencialmente no país, de forma legalizada.
Atualmente, muitos brasileiros interessados em morar em Portugal entram no país como turistas e só depois buscam a residência legal, sobrecarregando o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Com isso, é comum esperar de dois a três anos para legalizar a situação em Portugal, prazo que o governo espera minimizar com a criação do novo visto.
Além de desburocratizar a situação de trabalhadores estrangeiros, o novo visto compõe a estratégia de Portugal contra a escassez de mão de obra no país.
Segundo a pesquisa “Talent Shortage Survey 2022” da ManpowerGroup, empresa global de recrutamento e seleção, Portugal é o segundo país com maior escassez de talento no mundo.
De acordo com o levantamento, 67% dos empregadores portugueses têm algum problema para encontrar os candidatos certos e 18% têm muita dificuldade na contratação.
No ranking global de escassez, Portugal aparece em segundo lugar (85%), atrás apenas de Taiwan (88%) e bastante acima da média global (75%).
De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o número de brasileiros legalmente em Portugal vem crescendo nos últimos cinco anos.
Em 2021, quase 210 mil brasileiros estavam vivendo legalmente no país, aumento de 13,6% em relação ao ano anterior.
Dessa forma, a comunidade brasileira segue sendo a maior de Portugal, representando 29,2% dos estrangeiros em situação regular no país.
No entanto, estima-se que essa presença seja bem maior, já que não são considerados os brasileiros ilegais nem com dupla cidadania portuguesa ou de outro país europeu.
Para o Itamaraty, é possível que 300 mil brasileiros estejam vivendo em Portugal, mas entidades ligadas às questões migratórias crêem que o número pode chegar a 400 mil.
Enquanto o futuro visto temporário para busca de trabalho não é aprovado, os brasileiros podem solicitar a emissão de outros tipos de visto para viver, trabalhar e estudar em Portugal.
Se você pretende estudar em Portugal, por exemplo, precisa ficar atento para solicitar o visto conforme a duração do curso.
Já se o seu objetivo é tirar a cidadania portuguesa, vale ficar por dentro das mudanças da Lei de Nacionalidade Portuguesa.
Se tiver alguma dúvida ou precisar de suporte, a CELESTINO pode te ajudar em todas as fases do processo burocrático de emissão do visto para Portugal! Entre em contato conosco!
Texto: Julio Simões
Olá,
Fale com a gente pelo Whatsapp
clicando abaixo, ou através do e-mail
celestino@celestinodesp.com.br