Visto Americano em Processo Administrativo: o que fazer?

Solicitações de visto americano podem entrar em processo administrativo — uma situação que algumas vezes gera nervosismo e ansiedade em quem planeja uma viagem aos Estados Unidos.

Mas, afinal, isso é motivo de preocupação? Entenda, neste artigo, o que significa o tal “processo administrativo” e o que deve ser feito nesses casos.

E não se esqueça: para ter a certeza de que a sua solicitação de visto será feita corretamente do início ao fim, entre em contato com a equipe de assessores especializados da CELESTINO.

O que é o processo administrativo de um visto americano?

Quando é solicitado um visto americano, seja ele o primeiro visto ou um processo de renovação, o oficial consular pode aprovar ou recusar o pedido.

Antes de tomar essa decisão, porém, há a possibilidade de que o representante da Imigração dos Estados Unidos peça informações ou documentos adicionais, que irão ajudá-lo a definir se o requerente é elegível ou não ao visto.

Quando esses documentos adicionais são demandados, considera-se que a solicitação entrou em processo administrativo.

O processo administrativo significa que o visto será negado?

Não. O processo administrativo indica que há dúvidas se o requerente é elegível ou não ao visto, mas não significa que a solicitação será negada.

Caso a documentação adicional não seja apresentada, é natural que o visto seja de fato recusado. 

Porém, apresentando as informações conforme orientado pelo oficial consular, será feita uma nova análise e é possível que o final seja feliz, com visto aprovado!

 

O processo administrativo significa que o visto foi preenchido de forma errada?

Não necessariamente. Mesmo que a solicitação tenha atendido a todos os detalhes necessários, é possível que o oficial consular ainda tenha dúvidas e por isso solicite novos documentos ou informações.

Lembre-se: o processo administrativo é uma situação que pode ocorrer e não deve ser encarada como algo negativo.

Cada caso deve ser analisado com atenção e é muito comum que não exista nada de errado com a solicitação, apenas é necessário esclarecer alguns pontos que não ficaram claros para os profissionais do consulado ou embaixada americana.

 

O que acontece após o envio da documentação adicional no processo administrativo?

Após a conclusão do processo administrativo, o oficial pode entender que o solicitante está qualificado para aprovação do visto. Alternativamente, também pode ser considerado que o requerente segue inelegível. Dessa forma, a solicitação de visto é negada definitivamente.

Caso a solicitação seja aprovada, normalmente o passaporte original é devolvido ao requerente, com uma solicitação de que o documento seja enviado novamente para que o visto seja estampado.

E vale destacar: a comunicação do consulado com requerente a partir do início do trâmite é somente por e-mail.

Há um prazo para que a decisão seja tomada?

Não. Cada caso é analisado individualmente com suas particularidades e o prazo para conclusão fica por tempo indeterminado.

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Texto: Diego Freire, com edição de Julio Simões

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