A fotografia do visto americano segue sendo uma das etapas que mais gera dúvida nos solicitantes, ainda que esse processo tenha sido bastante simplificado.
Antigamente, os viajantes precisavam tirar a foto por conta própria (respeitando os rígidos padrões americanos) e anexá-la ao formulário de solicitação do visto, o que aumentava o risco de erros.
Em 2008, o governo americano decidiu padronizar o processo e passou a realizar a fotografia nos próprios Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASVs), onde também é feita a coleta dos dados biométricos.
Os únicos solicitantes que ainda precisam entregar a fotografia do visto americano como nos velhos tempos são aqueles com direito à dispensa dos atendimentos presenciais, seja no CASV ou no consulado.
Pessoas com mais de 80 anos ou menos de 14 anos estão dispensados da coleta de digitais e da entrevista, mas devem entregar a foto nos padrões exigidos e cópia da confirmação de envio do formulário DS-160.
Em alguns (raros) casos, o consulado pode convocar estes isentos para entrevista, a fim de esclarecer dúvidas ou conflitos nas informações apresentadas.
Além disso, pessoas que estão renovando o visto e já tiveram seus dados coletados pelo órgão consular na emissão de um visto anterior também não precisam comparecer e podem enviar representantes em seu lugar.
</p
De acordo com o site da Embaixada Americana no Brasil, a fotografia do visto americano precisa seguir uma série de padrões rígidos, como por exemplo:
Como a foto é geralmente feita pelos agentes consulares no próprio CASV, o solicitante precisa estar preparado para se adequar às exigências daquele momento.
Neste sentido, vale a pena seguir algumas recomendações de comportamento para agilizar o procedimento e evitar a refação da foto do visto americano. Confira:
Outra dica de ouro é contratar ajuda especializada para aumentar as chances de sucesso na emissão do visto americano. Na CELESTINO, a nossa equipe analisa o seu perfil, auxilia no preenchimento do formulário e orienta sobre a foto, minimizando possíveis erros. Para saber mais sobre o serviço, entre em contato!
Por fim, é importante reforçar que não existe garantia de aprovação mesmo que você siga as nossas dicas e cumpra corretamente todas as etapas. A decisão sobre a emissão do visto americano é única e exclusiva do funcionário do consulado americano que fará o atendimento.
Em todo caso, apresentamos no vídeo a seguir uma lista de boas práticas para se dar bem no momento da entrevista no consulado americano. Vale a pena assistir com atenção antes de encarar a missão no consulado:
Texto: Julio Simões
Olá,
Fale com a gente pelo Whatsapp
clicando abaixo, ou através do e-mail
celestino@celestinodesp.com.br