Imigrantes com visto consular emitido por embaixadas e consulados no exterior ou com a permanência aprovada pelo Ministério da Justiça precisam realizar um último procedimento para obter o registro de estrangeiros no Brasil.
Esse processo burocrático é realizado na sede da Polícia Federal da localidade onde o estrangeiro está residindo e dá direito ao Registro Nacional Migratório (RNM).
Esse documento, também conhecido por RNE (Registro Nacional do Estrangeiro), deve ser solicitado em até 90 dias após a entrada no Brasil. Afinal, trata-se do principal documento de identidade do imigrante no país, vital para várias atividades cotidianas.
Em geral, ele é válido até o término da autorização de residência do estrangeiro no Brasil – depois disso, é necessário fazer a renovação.
Caso o prazo de permanência seja indeterminado, não há necessidade de substituição do RNM/RNE, a menos que o documento seja perdido ou extraviado.
Para tirar o RNM, também conhecido como o “número de identidade do estrangeiro”, o imigrante precisa apresentar alguns documentos e pagar a taxa oficial de emissão junto a Polícia Federal.
No entanto, muitos estrangeiros têm dificuldade em lidar com os procedimentos burocráticos brasileiros, que não são simples. Nestes casos, o mais indicado é contar com uma assessoria especializada.
A CELESTINO, por exemplo, conta com um time de profissionais capacitados, aptos a fornecer todos os direcionamentos necessários para que o procedimento seja realizado com agilidade.
Além disso, também auxiliamos em todas as etapas do processo, do pagamento da taxa até a reunião dos documentos necessários para emitir o registro de estrangeiros no Brasil.
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Texto: Julio Simões
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