Em encontro durante a Cúpula do G7, na cidade japonesa de Hiroshima, em agosto de 2023, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciaram um acordo histórico de isenção de visto a cidadãos dos dois países, específico para viagens a turismo.
PLANEJE SUA DOCUMENTAÇÃO DE VIAGEM COM A CELESTINO
Pelo tratado, portadores do passaporte brasileiro não precisam mais emitir visto para viajar ao Japão por até 90 dias — e vice-versa.
A medida favorece os milhares de brasileiros que visitam a Terra do Sol Nascente todos os anos, seja para estudar japonês, conhecer mais de perto a cultura nipônica ou mesmo visitar parentes (lembrando que o Brasil abriga a maior colônia japonesa do mundo).
Neste artigo, explicaremos tudo sobre essa novidade — mas lembre-se: mesmo sem a necessidade de visto para viagens a turismo até três meses, é possível que a Imigração Japonesa demande outros documentos a depender do objetivo da sua viagem.
Portanto, ao planejar sua ida ao Japão, não deixe de conversar com assessores da CELESTINO para se certificar de que a sua documentação de viagem está em dia.
O visto para fazer turismo no Japão deixou de ser obrigatório para viagens mais curtas (de até 90 dias ou três meses).
Com um passaporte brasileiro válido, é possível entrar no Japão sem a necessidade de um visto prévio, desde que a viagem de volta não ultrapasse o período de 90 dias.
No entanto, essa medida é válida apenas para viagens a turismo. Caso o objetivo da estadia no Japão envolva estudo ou trabalho, por exemplo, ainda é necessária a emissão prévia de um visto.
Fale agora com um especialista da CELESTINO para entender melhor os diferentes tipos de visto para o Japão.
A medida foi anunciada em agosto de 2023 e passa a valer a partir de 30 de setembro de 2023.
Viagens ao Japão antes da data estipulada ainda necessitam de visto.
A princípio, a decisão tem validade de três anos. Ou seja: a isenção de visto tem duração garantida até setembro de 2026.
No entanto, autoridades dos dois países já manifestaram o interesse de que o acordo seja depois renovado, como forma de fortalecer ainda mais os vínculos e o turismo entre os dois países.
A isenção de visto para viagens até 90 dias torna o turismo no Japão muito mais simples. Porém, a depender de cada caso, é possível que outros documentos sejam exigidos.
Para viajar com tranquilidade ao Japão, conte com a experiência da nossa equipe. É importantíssimo contar com um assessor na hora de tirar qualquer visto ou se preparar para os requisitos no desembarque.
A CELESTINO te ajuda em todas as etapas nesses processos, com diversas décadas na emissão de vistos e documentação para viagem em todos os continentes. Entre em contato agora com um dos nossos assessores.
Texto: Diego Freire, com edição de Julio Simões
Olá,
Fale com a gente pelo Whatsapp
clicando abaixo, ou através do e-mail
celestino@celestinodesp.com.br