Desde o fim de maio de 2019, os viajantes interessados em renovar ou emitir o visto americano precisam informar também os nomes de usuário utilizados nas redes sociais durante os últimos cinco anos, além de endereços de e-mail e números de telefones usados no mesmo período.
As novas determinações foram propostas em março de 2018 a pedido do presidente americano, Donald Trump, e desde então vêm sendo bastante criticadas. Segundo o governo, tais medidas visam aumentar o controle de segurança sobre os solicitantes do visto americano.
A nova regra é válida para todos os tipos de visto: estudos, trabalho e turismo. Somente solicitantes de vistos diplomáticos e oficiais estão isentos. Segundo fontes do jornal The Hill, quem mentir sobre o uso das redes sociais poderá enfrentar “sérias conseqüências na imigração”.
Além do histórico das redes sociais, muitos outros documentos são exigidos durante o processo de emissão do visto americano. Para saber a lista completa por tipo de visto, acesse a página especial sobre os Estados Unidos aqui no site. Em caso de dúvidas, consulte um de nossos especialistas.
Fonte consultada: BBC Brasil
Texto: Julio Simões
Olá,
Fale com a gente pelo Whatsapp
clicando abaixo, ou através do e-mail
celestino@celestinodesp.com.br