Solicitações de visto americano podem entrar em processo administrativo — uma situação que algumas vezes gera nervosismo e ansiedade em quem planeja uma viagem aos Estados Unidos.
Mas, afinal, isso é motivo de preocupação? Entenda, neste artigo, o que significa o tal “processo administrativo” e o que deve ser feito nesses casos.
E não se esqueça: para ter a certeza de que a sua solicitação de visto será feita corretamente do início ao fim, entre em contato com a equipe de assessores especializados da CELESTINO.
Quando é solicitado um visto americano, seja ele o primeiro visto ou um processo de renovação, o oficial consular pode aprovar ou recusar o pedido.
Antes de tomar essa decisão, porém, há a possibilidade de que o representante da Imigração dos Estados Unidos peça informações ou documentos adicionais, que irão ajudá-lo a definir se o requerente é elegível ou não ao visto.
Quando esses documentos adicionais são demandados, considera-se que a solicitação entrou em processo administrativo.
Não. O processo administrativo indica que há dúvidas se o requerente é elegível ou não ao visto, mas não significa que a solicitação será negada.
Caso a documentação adicional não seja apresentada, é natural que o visto seja de fato recusado.
Porém, apresentando as informações conforme orientado pelo oficial consular, será feita uma nova análise e é possível que o final seja feliz, com visto aprovado!
Não necessariamente. Mesmo que a solicitação tenha atendido a todos os detalhes necessários, é possível que o oficial consular ainda tenha dúvidas e por isso solicite novos documentos ou informações.
Lembre-se: o processo administrativo é uma situação que pode ocorrer e não deve ser encarada como algo negativo.
Cada caso deve ser analisado com atenção e é muito comum que não exista nada de errado com a solicitação, apenas é necessário esclarecer alguns pontos que não ficaram claros para os profissionais do consulado ou embaixada americana.
Após a conclusão do processo administrativo, o oficial pode entender que o solicitante está qualificado para aprovação do visto. Alternativamente, também pode ser considerado que o requerente segue inelegível. Dessa forma, a solicitação de visto é negada definitivamente.
Caso a solicitação seja aprovada, normalmente o passaporte original é devolvido ao requerente, com uma solicitação de que o documento seja enviado novamente para que o visto seja estampado.
E vale destacar: a comunicação do consulado com requerente a partir do início do trâmite é somente por e-mail.
Não. Cada caso é analisado individualmente com suas particularidades e o prazo para conclusão fica por tempo indeterminado.
A CELESTINO tem longa experiência na emissão do visto americano e trabalha com clientes dos mais variados perfis. Se você está tendo dificuldades ou tem alguma insegurança com relação a isso, fale com um dos nossos especialistas.
Indicamos todos os documentos necessários, auxiliamos no preenchimento do visto e fazemos toda a formatação correta para evitar problemas na hora da entrevista.
Te damos todo o suporte necessário do início ao fim. Entre em contato agora mesmo!
Texto: Diego Freire, com edição de Julio Simões
Olá,
Fale com a gente pelo Whatsapp
clicando abaixo, ou através do e-mail
celestino@celestinodesp.com.br