ETIAS para brasileiros: conheça a nova autorização de viagem da Europa

Conteúdo originalmente publicado em fevereiro/2020 e totalmente atualizado em julho/2022.

A partir de 2023, brasileiros precisarão emitir uma autorização de viagem para acessar os países europeus do Espaço Schengen, documento conhecido como formulário ETIAS.

Discutido pelas autoridades europeias desde 2016, o ETIAS foi aprovado pelo Parlamento Europeu em 2018 e deveria ter entrado em vigor em 2021, mas a pandemia adiou os planos.

Para saber o que deve mudar para os viajantes brasileiros interessados em viajar à Europa a partir de 2023, preparamos um pequeno guia de perguntas e respostas sobre o assunto. Confira:

O que significa ETIAS?

ETIAS é a sigla para “European Travel Information and Authorisation System”, o equivalente a “Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem”, em tradução livre.

Na prática, trata-se de um formulário de autorização de viagem que deverá ser preenchido por quem quiser entrar na Europa, mais precisamente nos países que compõem o Espaço Schengen.

Ou seja, cidadãos de países isentos de visto de entrada nesses países europeus precisam emitir a autorização de viagem, inclusive os brasileiros.

De acordo com a Comissão Europeia, a expectativa é que a adoção do ETIAS melhore a segurança da região, minimizando problemas relacionados ao terrorismo e à crise migratória.

Quais países exigirão o ETIAS para brasileiros?

A autorização ETIAS será obrigatória para viajantes não-europeus interessados em acessar o Espaço Schengen, bloco formado pelos 26 países europeus listados a seguir:

Schengen, aliás, é uma pequena região de Luxemburgo próxima à Alemanha e França, onde, em 1985, foi firmado um acordo de livre circulação entre Alemanha, França, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

Vale lembrar que, naquela época, Bélgica, Holanda e Luxemburgo já formavam uma região conhecida como Benelux, onde já era adotada a livre circulação entre os países.

A partir da criação do Espaço Schengen, o controle de fronteira entre estes cinco países foi abolido e os deslocamentos entre os países passaram a ser vistos como viagens domésticas.

O formulário ETIAS equivale ao visto de entrada?

Teoricamente, o ETIAS não é considerado um visto de entrada, mas uma autorização eletrônica de viagem, tal qual o ETA Canadá e o ESTA EUA.

No entanto, na prática ele tem poder equivalente ao visto, já que é o documento que define a entrada de estrangeiros naquela região.

Aliás, aqui vale um adendo: mesmo com o ETIAS em mãos, o estrangeiro ainda pode ser barrado pelo agente alfandegário do país que deseja acessar.

Quanto custa a emissão do ETIAS?

Para conseguir a autorização eletrônica de viagem ETIAS, o viajante precisará desembolsar 07 euros (aproximadamente 38 reais, em cotação de julho de 2022).

Além disso, o documento será válido por três anos ou até expirar a validade do passaporte – o que acontecer primeiro.

Por outro lado, menores de 18 anos e maiores de 70 anos estão isentos da taxa, assim como estrangeiros que tenham passaporte de países europeus.

Neste caso, será necessário enviar comprovante de parentesco, cartão de residência e outras informações básicas.

O que é preciso para tirar a autorização ETIAS?

Basicamente, é preciso ter um passaporte válido, já que o ETIAS ficará atrelado ao documento. O prazo máximo para emissão desse documento é de duas semanas.

Para saber mais, entre em contato com a CELESTINO. Nossa equipe é especializada e está à disposição para ajudá-lo com estas e em outras etapas burocráticas de viagem.

Quanto tempo posso ficar na Europa com o ETIAS?

Mesmo com a nova autorização, as regras atuais de permanência no Espaço Schengen seguem as mesmas, ou seja, o viajante pode ficar até 90 dias seguidos dentro de um prazo de 180 dias.

O visitante, aliás, precisa entrar na Europa pelo primeiro país indicado em sua solicitação, podendo posteriormente se deslocar por qualquer outro país do Espaço Schengen por até 90 dias.

Há outros requisitos além do ETIAS para brasileiros?

A exigência do ETIAS não altera os outros itens obrigatórios para entrar no Espaço Schengen. Ou seja, o viajante precisa de um passaporte com validade mínima de 90 dias, seguro-viagem, comprovante de hospedagem, comprovante de renda e a passagem de volta.

Tenha todos esses itens impressos e a tiracolo para evitar contratempos na imigração do aeroporto. Se precisar de ajuda com a burocracia de viagem, entre em contato com a CELESTINO. Será um prazer ajudá-lo!

Texto: Igor Nishikiori, com edição e atualização de Julio Simões

×

Olá,
Fale com a gente pelo Whatsapp
clicando abaixo, ou através do e-mail
celestino@celestinodesp.com.br

× Como podemos ajudar?